Notícias   



Araruama e Rio das Ostras, RJ, têm programação pelo 'Dia Mundial da Água' durante a semana

Aumentar o texto: A- | A+
Data é comemorada no dia 22 de março. Programação envolve ações nas escolas, limpeza de lagoas, apresentações, distribuição de mudas.

Para comemorar o 'Dia Mundial da Água', as prefeituras de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, e de Rio das Ostras (RJ) estão realizando uma semana de atividades para conscientizar sobre a importância desse bem natural.

Araruama
As escolas municipais de Araruama começaram a receber palestras e apresentações nesta segunda (19) e as ações vão até o dia 23. O tema das palestras será "Poluição dos Rios, Escassez e Uso abusivo da Água”, com o biológo Pedro Lopes da Costa Guimarães, que é diretor do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca.

Palestras - As palestras acontecem na parte da manhã, às 9h, nas escolas: Brunno B. Nametala, João Brito de Souza, Agostinho Franceschi, Honorino Coutinho. E, a tarde, às 14h, nas escolas: Faustina S. de Carvalho, João A. Chaves, Comandante Sergio R. de Vasconcelos (Praça Escola) e André Gomes.
Apresentação - Após a palestra, haverá a apresentação do experimento "Caminhos da Água", resultado do TCC de 2017 da turma do Curso Técnico em Meio Ambiente da Politécnica Municipal Antônio Luiz Pedro.
Limpeza na lagoa de Araruama - Na quinta-feira (22), data que se comemora do 'Dia Mundial da Água', haverá, às 9h, a limpeza na orla da Lagoa de Araruama e, contará com a participação de 200 alunos das escolas municipais Anderson Domingues de Oliveira, Antônio Andrade Muller, Mário Revelles Castanho e Ponta do Capim.
Limpeza na lagoa de Juturnaíba - Para encerrrar a programacão, no sábado, dia 24, às 8h30, haverá o SOS Lagoa de Juturnaíba. A ação em São Vicente de Paulo é idealizada pelo morador Ademir da Cunha Alves, conhecido como "Ademir de São Vicente". O projeto também conta com o apoio da Concessionária Águas de Juturnaíba e da Prolagos.
"A programacão será uma semana para orientar, celebrar e conscientizar, para comemorar o bem mais importante e imprescindível para a vida em nosso planeta, a água", informou a Prefeitura de Araruama.

Rio das Ostras
Em Rio das Ostras, o trabalho de conscientização pelo Dia Mundial da Água também começou nesta segunda (19) e vai até sexta-feira (23). A programação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca por meio do Centro de Educação Ambiental (Cedro).


Nesta terça (20), a partir das 9h, profissionais do Cedro realizarão a ação "Praia não é Cinzeiro", na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Haverá também cinema e oficina de artes. Também será realizada uma campanha para a troca de óleo de cozinha usado por mudas frutíferas. Na quarta (21), às 9h30, será feito o replantio de mangue no bairro Liberdade.

No dia 22, data em que é celebrado o 'Dia Mundial da Água', na empresa Vallourec, terá a palestra "A água não vemos".

E, no dia 23, a partir das 14h, a ação é com alunos da escola pública, Rocha Leão, que irão conhecer a nascente do Rio Jundiá, onde terá plantio.

A coordenadora do Cedro, Uellem Birlo, afirmou que o objetivo dessas ações é a conscientização, alertando sobre o lixo jogado nas ruas de forma desordenada e lançamento de esgoto nas redes pluviais, que provocam a contaminação dos rios e trazem grandes transtornos à própria população.

No sábado (24), na Praça José Pereira Câmera, das 20h30 às 21h30, acontece o evento "Hora do Planeta", um cinema que utilizará energia limpa por meio de placas fotovoltaicas, em parceria com a empresa Plano B Energia.

A Hora do Planeta é uma iniciativa mundial da Rede WWF para enfrentar mudanças climáticas. Neste dia, população, empresas e outras instituições são solicitadas a apagar as luzes pelo período de uma hora, mostrando apoio no combate ao aquecimento global.

Leia mais em:

 » Galeria de Fotos
 


Fonte: www.g1.globo.com  

 » Notícias Relacionadas

  20-04-2018 Estiagem deixa 48,3% dos municípios do Ceará em situação de emergência.
  16-04-2018 Copasa dá início à perfuração de poços artesianos para suprir demanda nas ‘Chácaras Neguta’.
  16-04-2018 Abastecimento de água será suspenso na quinta em todos os bairros de Fortaleza e mais 4 municípios.
  03-04-2018 Abastecimento de água será interrompido em 59 pontos de Manaus nesta quarta (4).
  22-03-2018 No Dia Mundial da Água, fórum discute como lidar com a falta dela.
  22-03-2018 No Dia Mundial da Água, volume do Descoberto supera 70% e bate recordes.

 

Parceiros


Publicidade