Notícias   



Moradores fecham trecho da BR-020 no Ceará após distrito ficar sem abastecimento de água

Aumentar o texto: A- | A+
Protesto é devido ao não abastecimento por parte dos pipeiros que entraram em greve nesta segunda-feira.

Moradores do distrito de Anafuê, na cidade de Boa Viagem, Sertão Central do Ceará, fecham na manhã desta terça-feira (7), a rodovia BR-020 que dá acesso ao município. O protesto é devido ao não abastecimento de água por parte dos pipeiros que entraram em greve nesta segunda-feira (6). Moradores impedem a passagem de veículos com pneus queimados e pedaços de madeira.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Pipeiros do Estado do Ceará (Sinpece), Eduardo Araújo Aragão, a manifestação não conta com a participação dos pipeiros. Ele disse que lamenta o protesto e que com a greve dos pipeiros afeta diretamente cerca de 800 mil moradores de comunidades rurais assistidas pelos pipeiros.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) confirmou o protesto e está com equipes no local com objetivo de orientar motoristas que trafegam na região.
Falha no equipamento dos carros-pipa
Ainda segundo o presidente do Sinpece até a manhã desta terça-feira nenhuma autoridade entrou em contato com o sindicato. A paralisação que reúne 1.800 profissionais iniciou segunda-feira e a categoria luta por duas reivindicações.
A primeira sobre a precariedade do Sistema Gpipa. O sistema de monitoramento serve para controlar as entregas de água. Cada caminhão cadastrado recebe esse equipamento que registra data, hora e a rota de cada caminhão. Segundo Eduardo, esses equipamentos nos caminhões, não estão registrando de forma correta as viagens. Outra reivindicação é o salário defasado.
“Esse aparelho não está mais registrando de forma adequada as nossas viagens. Em alguns caminhões o Gpipa não puxa o relatório completo. Perde os motoristas. Outra questão é o nosso salário que está hoje defasado”, explica.
A 10ª Região Militar do Exército (10ª RM), que coordena a Operaçãio Pipa nos estados do Ceará e Piauí, informou por meio de nota que sempre dialogou com a categoria dos pipeiros, participando de diversos encontros para buscar a melhoria do serviço de levar água aos mais carentes do semiárido.
Ainda segundo a 10ª Região, já foram realizadas audiências públicas no Ministério da Integração Nacional, no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Ainda segundo a 10ª Região Militar do Exército as reinvindicações dos pipeiros estão sendo analisadas e serão encaminhadas aos órgãos superiores do Exército Brasileiro e ao Ministério da Integração Nacional.

Leia mais em:

 » Galeria de Fotos
 


Fonte: www.g1.globo.com  

 » Notícias Relacionadas

  13-12-2017 Convênio Com A Cohidro Garante Perfuração De Três Poços Em Maruim.
  13-12-2017 Perfuração e aprofundamento de poços custarão R$ 139,5 mil.
  13-12-2017 'Água não vai ser problema nesse verão em SC', diz presidente da Casan.
  28-11-2017 Estudo liga monocultura de eucalipto à falta d'água no semiárido em Minas.
  28-11-2017 Governo do Estado ampliará rede de abastecimento de água em Pedro II.
  07-11-2017 Moradores fecham trecho da BR-020 no Ceará após distrito ficar sem abastecimento de água.

 

Parceiros


Publicidade