Notícias   



MPF recomenda cancelamento de pesquisas e mineração em terras indígenas no Amazonas

Aumentar o texto: A- | A+
Indígenas alegam ser aliciados por entidades que desejam fazer pesquisa ou exploração mineral em suas terras
O Ministério Público Federal recomendou o cancelamento de pesquisas e mineração em terras indígenas no Amazonas. A recomendação foi feita ao CPRM, Serviço Geológico do Brasil, no Amazonas. O MPF pede a revogação ou cancelamento de qualquer projeto, pesquisa ou medida em vias de implementação, relativos à atividade de exploração mineral em terras indígenas localizadas no estado, principalmente na região do Alto Rio Negro, sem consulta as comunidades tradicionais.

A decisão foi motivada por denúncias de lideranças indígenas da região do rio Ayari que alegam ser aliciados por entidades que desejam fazer pesquisa ou exploração mineral em suas terras.

Segundo o órgão, qualquer atividade de mineração em terra indígena é proibida, tendo em vista não haver regulamentação legal até o momento. O texto constitucional diz que a atividade mineradora nessas áreas só pode ocorrer mediante aprovação do congresso nacional.

O entendimento do MPF é se a mineração não é regulamentada, a pesquisa também deve passar por mais critérios, além de conversas informais com caciques, por exemplo. É o que ressalta o procurador da República Fernando Merloto Soave.



“Tem que ser feita de maneira livre, prévia a respeito de qualquer possível impacto e informada. Inclusive em língua própria, se for o caso, dos possíveis impactos e afins. Não simplesmente chegar nessas comunidades prometendo benefícios e outras coisas pra situação da pesquisa”, declarou.


A Superintendência do CPRM no Amazonas tem até o dia 18 de junho para informar ao MPF o acatamento da recomendação, encaminhando esclarecimentos detalhados sobre as providências a serem adotadas para cumprir as medidas indicadas no documento.

O CPRM informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Leia mais em: http://radios.ebc.com.br/reporter-nacional-amazonia/2018/06/mpf-recomenda-cancelamento-de-pesquisas-e-mineracao-em-terras

 » Galeria de Fotos
 


Fonte: www.radios.ebc.com.br  

 » Notícias Relacionadas

  16-08-2018 Mais de 80 cidades mineiras estão em situação de emergência por causa da estiagem.
  14-08-2018 Abastecimento de água não dá conta do aumento da população em São Paulo.
  14-08-2018 Para reivindicar abastecimento de água, moradores fecham rua de acesso ao lixão em Cruzeiro do Sul.
  13-08-2018 Alter do Chão vai ganhar poços e 24 km de rede de abastecimento de água.
  09-08-2018 Começa a perfuração de poços artesianos que abastecerão o distrito industrial de Penedo.
  03-08-2018 CSN Mineração abre inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2018.

 

Parceiros


Publicidade